logo dolce aroma

Segunda-Feira, 31 de Julho de 2023, 06h:53

Tamanho do texto A - A+

Cafezinho pode ter efeitos benéficos contra o Alzheimer

Composto encontrado no expresso consegue inibir a agregação de uma proteína que está relacionada ao início da doença

Pesquisadores italianos descobriram que os compostos encontrados no café expresso podem potencialmente inibir a agregação de uma proteína que se acredita estar envolvida no início da doença de Alzheimer. Os resultados foram publicados no dia 19 de julho, de 2023, no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Sociedade Americana de Química.

Em testes de laboratório, os pesquisadores descobriram que a cafeína, a trigonelina, a genisteína (um flavonoide) e a teobromina (também encontrada no chocolate) tiveram um efeito na prevenção do acúmulo de proteínas tau.

proteína tau ajuda a sustentar os microtúbulos, que são estruturas longas e finas que transportam materiais dentro das células. No entanto, na doença de Alzheimer, a proteína tau se torna alterada e começa a se agrupar, formando placas e emaranhados.

Essas placas e emaranhados danificam as células cerebrais e levam a perda de memória, demência e outras complicações da doença de Alzheimer.

Os pesquisadores também observaram que a cafeína e o extrato de café expresso podem se ligar a fibrilas de tau pré-formadas.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, essas descobertas sugerem que os compostos do café expresso possam ser usados para desenvolver compostos bioativos contra doenças neurodegenerativas, incluindo o Alzheimer.

O Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum no mundo. Estimativas dão conta de que 50 milhões de pessoas sofram com essa condição.

É uma doença progressiva, que piora com o tempo e para a qual não existe cura. Alguns tratamentos disponíveis, porém, ajudam a diminuir o ritmo de evolução e amenizar alguns sintomas.

Os sintomas da doença de Alzheimer incluem perda de memória, confusão, dificuldades de linguagem e alterações comportamentais.

 

É importante notar que esses são apenas fatores de risco e nem todos que os possuem desenvolverão a doença de Alzheimer. No entanto, se você está preocupado com seu risco, converse com seu médico.

Existem muitas coisas que você pode fazer para reduzir seu risco, como manter um estilo de vida saudável, fazer exercícios regularmente e controlar sua pressão arterial e colesterol.

 

Fonte: R7 Saúde

 

Imprimir Comentar