logo dolce aroma

Terça-Feira, 30 de Maio de 2023, 11h:29

Tamanho do texto A - A+

Preparações culinárias à base de café são clássicas e saborosas

Segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água, o café é bastante utilizado em receitas

Apreciado não apenas pelo seu sabor, mas também pela sua capacidade de fornecer energia e aumentar a concentração, o café é o segundo produto mais comercializado no mundo. A paixão pela bebida, produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, é tão grande que o líquido é celebrado em duas datas internacionais: o Dia Mundial do Café, em 14 de abril, e o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro.   

No Brasil, maior produtor de café, sendo responsável por mais de um terço da produção mundial, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio, também celebrado o Dia do Barista, que é um profissional especializado no preparo de bebidas à base de café.  

Versátil, o café pode ser usado para criar uma ampla variedade de pratos, desde bolos e panquecas até cafés gelados e sobremesas. Para a nutricionista Rafaela Curcino Moreira, do Fort Atacadista Mato Grosso, o café é um ingrediente ideal para dar aquele toque especial às receitas, pois possui um sabor único, desde que seja consumido com moderação.   

“Bolos e doces feitos com café são uma ótima maneira de acrescentar um diferencial a qualquer refeição. Por exemplo, existem receitas com bolos de café tradicionais, ou bolos de café com chocolate e outros ingredientes”, sugere. 

Doces feitos com café, como brownies, muffins, tortas, bolachas e outros, também têm um sabor diferente que pode destacar a alimentação. “O café pode ser usado ainda como ingrediente em sobremesas tradicionais, como sorvete ou creme de café. Estas preparações podem ser saudáveis, utilizando menos açúcar e usando leite desnatado ou água”, acrescenta a nutricionista.  

Ela esclarece que outros itens saudáveis, como canela, cardamomo, gengibre e baunilha podem ser adicionados nas preparações com café, tornando-as mais benéficas e mantendo as propriedades nutritivas intactas. 

A seguir, a nutricionista propõe uma receita fácil, rápida e nutritiva de brownie de café sem glúten para comemorar o Dia Mundial do Café.

 

Brownie de café sem glúten 

2 xícaras (chá) farinha sem glúten (aveia, arroz, linhaça)

3 ovos

2 ícaras (chá) água com gás

1 xícara (chá) açúcar mascavo

1 colher (sopa) café expresso em pó

1 colher (sopa) fermento em pó

1/2 xícara (chá) chocolate em pó 50% cacau

 

Modo de preparo

Coloque na batedeira o açúcar e os ovos e bata para dar uma mistura. Vá adicionando aos poucos a água, depois que estiver bem homogêneo, acrescente também a farinha sem glúten. Depois da massa bem homogênea, vá adicionando o café e o chocolate em pó. E depois de tudo pronto e misturado, incorpore o fermento à massa. Forre uma forma com papel manteiga e então espalhe a massa sobre ela, ou use uma de silicone. A forma é média. Leve para assar em forno com fogo médio (180ºC) por 25 minutos.

 

Por News Cuiabá - Com edição

Foto: IA

 

Imprimir Comentar