logo dolce aroma

Sábado, 24 de Junho de 2023, 05h:40

Tamanho do texto A - A+

Conheça os benefícios do café para a saúde

Além de apresentar sabor e aroma únicos, o café é reconhecido por sua capacidade de estimular e energizar, trazendo inúmeros benefícios para a saúde.

Quer saber mais sobre os benefícios do café? Acompanhe estes cinco que preparamos para você!

 

1) Estimulação mental
O café é conhecido por seu efeito estimulante devido à presença da cafeína, como já falamos anteriormente. Trata-se de um estimulante natural do sistema nervoso central que ajuda a melhorar o estado de alerta, a concentração e a memória, tornando o café uma bebida popular para ajudar a combater a fadiga mental e aumentar a produtividade. 


2) Aumento do desempenho físico
 A cafeína presente no café também pode melhorar o desempenho físico, estimulando o sistema nervoso central e aumentando a taxa metabólica. Ela pode ajudar a melhorar o desempenho em atividades físicas de resistência, como corrida, ciclismo e treinamento de força, permitindo que você se exercite por mais tempo e com mais intensidade. 


3) Antioxidante
O café é rico em antioxidantes, compostos que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo. Os antioxidantes presentes no café, como os ácidos clorogênicos e os polifenóis, têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir o risco de várias doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.


4) Melhora do humor
O café tem sido associado a uma melhora do humor devido ao seu efeito estimulante no sistema nervoso central. A cafeína pode ajudar a reduzir a sensação de fadiga e melhorar o humor, promovendo uma sensação de bem-estar e aumentando a motivação.


5) Estímulo ao sistema digestivo
O café pode ter efeitos positivos no sistema digestivo, pois pode estimular a produção de enzimas digestivas e aumentar a motilidade intestinal. Isso pode ajudar na digestão, aliviando a constipação em algumas pessoas. 

 

 Consumo moderado

Para que qualquer pessoa possa se beneficiar dos ativos presentes no café, o consumo deve ser moderado, principalmente em se tratando de pessoas mais sensíveis à bebida, levando em consideração as necessidades e a tolerância individuais. É importante notar que o efeito do café no sistema digestivo pode variar de pessoa para pessoa.

Imprimir Comentar