logo dolce aroma

Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 17h:29

Tamanho do texto A - A+

Os tipos de moagem de café



Você sabia que a espessura do café moído também pode impactar no resultado final da bebida? Que tal falarmos sobre os tipos de moagem de café e como estes interferem no preparo da sua bebida? 

Café em grãos, café com moagem grossa e café com moagem fina. A fim de facilitar o dia-a-dia dos baristas profissionais, existe uma escala para identificar a grossura da moagem do grão. Esta escala varia de 1 a 10, sendo 1 uma moagem bem fina e 10 uma moagem bem grossa.

Só para ilustrar, acho legal fazer associações entre os tipos de moagens e outros produtos que conhecemos… Para você ter uma ideia, um café moido com uma moagem fina tem a espessura de farinha de trigo. Uma moagem média se assemelha ao açúcar cristal. Já uma moagem grossa é mais parecida com trigo para quibe. Deu pra visualizar?  Legal!! Mas você deve estar se perguntando… qual é a moagem ideal para o meu método de preparo? são as moagens do café ideal para o método de preparo que eu vou usar? Bom… Vamos lá!

Os tipos de moagem para cada método de preparo


De maneira geral, há 3 principais grupos de métodos de preparo…(1) percolação, (2) infusão e (3) pressão. Calma, vou explicar melhor!

1. Percolação
Percolação nada mais é que os nossos queridos métodos de preparo de café coado. Alguns exemplos são o V60 e o Chemex. Assim, para um coado a moagem ideal é uma moagem intermediária. Já que com um café muito grosso, a água vai passar muito rápido e não terá tempo suficiente para fazer uma boa extração … já a moagem fina, vai dificultar a passagem da água.  

2. Infusão
Um bom exemplo de infusão é a nossa querida prensa francesa. Neste caso, o ideal é usar uma moagem mais grossa … para que a superfície de contato do café moído seja suficiente para uma boa extração!   Por outro lado, vale comentar sobre o café oriental (também conhecido como turco, árabe  ou ibrik)… que apesar de ser um método de infusão, pede uma moagem bem fina. Afinal, o café não passa por nenhum tipo de filtragem… aqui o pó de café é fervido junto com a água.  

3. Pressão


3.1 Pressão automática
Pressão automática é a nossa boa e velha máquina de espresso. Nesta caso, normalmente usamos uma moagem média para fina.   Uma vez que a extração de um café espresso acontece muito rapidamente, a moagem grossa ou intermediária não teria tempo suficiente para aproveitar todas as caracteristicas que o café pode oferecer.

3.2 Pressão manual
A pressão manual precisa da força de quem está preparando o café. Um bom exemplo é o nosso Aeropress… Isso mesmo! Aquele método que parece uma seringa gigante… uma mistura de café coado com pressão.  Aqui a espessura recomendada é a de uma moagem média. Mas como sempre, pode variar de acordo com o resultado que você procura no seu cafezinho.   Lembrando que aqui mensionamos as moagens recomendadas, baseado na experiência de pessoas e profissionais que já usaram estes métodos. Mas mais uma vez, tudo depende do resultado que você esteja buscando. Portanto, em alguns casos, vale a pena testar diferentes moagens para diferentes métodos.


Tipos de moedores


Afinal, qual o melhor tipo de moedor? Em resumo, existem vários tipos de moedores… desde os profissionais, aqueles que você tem pleno controle da moagem e, por isso, são mais utilizados em cafeterias. Até os domésticos… que podem ser tanto manuais quanto elétricos… e a regulagem da moagem passa a ser mais a base do “olhometro”. O importante na hora de escolher o moedor é ver qual é o melhor custo beneficio para o seu uso.




Creditos: blog.cafezando.com.br/2019/07/04/tipos-de-moagem/

Imprimir Comentar

Leia mais sobre este assunto

» Por que todo homem deveria tomar café?

» Como desapegar do açúcar no café?

» Coador, filtro de papel, prensa francesa ou expresso? Qual preparo de café te agrada mais?

» Café, sua fonte de energia

» 4 motivos pelos quais Carnaval e Café têm tudo a ver

» Com café e bons amigos os problemas ficam menores

» O uso do café em deliciosas receitas

» A pausa do café e três benefícios surpreendentes para os negócios

» Café: amigo da sua saúde

» Quatro benefícios que uma boa máquina de café faz pela sua empresa