logo dolce aroma

Quarta-Feira, 07 de Abril de 2021, 16h:55

Tamanho do texto A - A+

Origem do Cappuccino

Cappuccino é uma bebida italiana preparada com café expresso e leite. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração destas proporções. O uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional.

Na Itália, o cappuccino é consumido geralmente pela manhã, como parte do café da manhã, apesar de não ser incomum ver os italianos bebendo-o durante o dia. Nos outros países é consumido durante o dia ou após o jantar.

Além da qualidade do café expresso, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e temperatura do leite (também conhecido como plasma dos deuses). Quando um barista vaporiza o leite para o cappuccino, cria uma "microespuma" ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite, conferindo a ele uma textura aveludada, cremosa e brilhante, sem no entanto deixá-lo com bolhas na superfície (removidas após a vaporização, ao bater a leiteira em uma superfície sólida).
Em muitos lugares, baristas mais experientes criam desenhos e formas ao verter o leite vaporizado no café expresso, técnica conhecida como latte art.

 

Fonte: Wikipedia

Imprimir Comentar

Leia mais sobre este assunto

» 10 Curiosidades sobre o café

» Historia do Café

» Brigadeiro de Café

» Café te ajuda a ver o lado bom da vida!

» Café Gelado

» Por que todo homem deveria tomar café?

» Os tipos de moagem de café

» Como desapegar do açúcar no café?

» Coador, filtro de papel, prensa francesa ou expresso? Qual preparo de café te agrada mais?

» Café, sua fonte de energia