logo dolce aroma

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 17h:55

Tamanho do texto A - A+

Café espresso ou expresso? Eis a questão

 

A Língua Portuguesa com suas pegadinhas e particularidades nas regras e exceções nos faz pensar até na hora do cafezinho, afinal como se escreve “café espresso ou expresso”?   

Do italiano caffè espresso (café espresso), esse é um método de extração de café difundido no mundo todo. Trata-se de um café tirado sob pressão servido de 30ml à 60ml.

A pressão resulta na “crema” do café que muito diz sobre a qualidade do grão e da extração. Mas voltando a grafia da palavra, logo de cara já encontramos a primeira barreira:

A palavra espresso (escrita com “s”) não está presente em nosso dicionário, mas não vamos nos precipitar nas conclusões.   A palavra expresso (escrita com “x”) no dicionário não está relacionada ao método de extração do café. E agora?  

Resolver este dilema é bastante simples!

Trata-se apenas de escolher como se expressar, será aceito se a escolha for feita de forma consciente. Utilizar o termo café expresso está correto pois segue nossa gramática, com palavras “dicionarizadas”.

Já o termo café espresso também está aceito, entendendo que se refere a um estrangeirismo e se aplica apenas nesse caso, com referência ao café. Não esqueçam, o trem nunca será espresso e sim expresso! 

A versão café espresso, é também a forma mais utilizada e preferida pelos profissionais da bebida, nos cardápios das cafeterias é muito comum encontrar o termo em italiano e não com a intenção de “internacionalizar” o vocabulário e sim enfatizar a relação com o método de extração do café.

 

 

Fonte: Coffee Lover  

Imprimir Comentar