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Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2019, 13h:53

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Café: amigo da sua saúde

Beber café é bom para a saúde ou não? Esta é uma questão que as pessoas têm se perguntado por anos, mas muitas das pesquisas científicas recentes parecem concluir a seu favor. É isso mesmo, o café é bom para você. Os estudos aqui apresentados mostram algumas das formas como o café e a cafeína estão ligados a efeitos positivos na saúde física e mental.

 

 

 

Benefícios dos Grãos 

Assim como qualquer outro alimento ou bebida, os grãos de café contêm nutrientes. Uma xícara de café pode contribuir com uma quantidade pequena de micronutrientes, magnésio, potássio e também polifenóis, que já mostraram trazer melhoras na saúde. 

Pode beber: cada xícara conta!

Organizações de saúde recomendam que adultos bebam 1.5 litros de água por dia, e há evidências de que beber café pode ajudar a suprir esta necessidade. Ao contrário do que se acreditava, novas pesquisas revelaram que beber café de forma moderada (4-5 xícaras por dia) não causa desidratação. Na verdade, café preto contém mais de 95% de água, portanto cada xícara de café que você bebe te deixa mais perto da recomendação de hidratação ideal. 

Mitos sobre café e saúde

Novos estudos mostram que alguns sensos comuns sobre café e cafeína não são verdadeiros.

Mito: Até pequenas quantidades de cafeína causam vício.

Verdade: Pesquisas científicas recentes que usam tomografias cerebrais sugerem que pessoas que bebem café moderadamente não desenvolvem uma dependência física a cafeína. Cientificamente falando, a cafeína não preenche os critérios definidos pela comunidade médica para viciante, especialmente porque ela não age no centro de prazer e recompensa.

Mito: Café é ruim para os níveis de colesterol.

Verdade: O efeito do café no colesterol é altamente dependente do método de fabricação.  Cafés filtrados e solúveis não são associados a aumentos significativos de colesterol, enquanto que café cozido pode aumentar os níveis de colesterol.

Mito: Café é ruim para a saúde cardiovascular.

Verdade: Estudos mostram que o consumo moderado de café não está ligado ao aumento do risco de problemas cardiovasculares como doenças de coração, ataques cardíacos, arritmia ou pressão alta.  

 

Fonte: https://www.nestleprofessional.com.br/tendencias-insights/cafe-amigo-ou-inimigo-da-sua-saude

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